Fiquei entusiasmado com a boa recepção do meu artigo sobre as bicicletas públicas de Porto Alegre e resolvi escrever sobre um aplicativo para celulares que acho que vale à pena experimentar. Não é nenhuma novidade e nem precisa ser heavy user de tecnologia para já conhecê-lo. No entanto ainda assim acho que vale um post de recomendação.
O aplicativo é o Waze, que tem versões para Android, IPhone e Windows Phone. Ele é um GPS para smartphones e tem um funcionamento surpreendentemente bom. Ele se baseia em um conceito de colaboração iterativa. Ou seja ele não apenas apresenta rotas para deslocamentos como ainda informa onde está havendo tráfego intenso, acidentes, bloqueios, blitze, etc. Para isso ele colhe dados do seu celular, tais como velocidade, localização, etc. enquanto você se desloca, o que permite ir traçando rotas mais rápidas para os demais usuários (chamados Wazes). Além disso você pode ir alimentando o programa com outras informações, como acidentes, bloqueios, defeitos na pista, etc.
Além disse ele permite que se faça a pesquisa de destinos não apenas através de seu banco de dados próprio, mas também através do Google (recomendado para endereços) e do 4Square (para quando se procuram estabelecimentos ou outros pontos de check in deste aplicativo).
O Waze ainda permite que o usuário saiba com uma aproximação bastante boa o seu horário de chegada ao seu destino, possibilita também o compartilhamento da sua localização para que o usuário ao se deslocar seja acompanhado pelos seus amigos, que saberão, exatamente, onde ele está, inclusive para pegar uma carona.